terça-feira, 8 de março de 2011

Gideão com trezentos homens vence os medianitas

Juízes 07
  Então Jerubaal( que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo povo com ele havia, acamparam junto à fonte de Herode; de maneira que tinha o arraial dos medianitas para o norte, pelo outeiro de Moré do vale.
  E disse o senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos medianitas as sua mão, afim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo:Quem for covarde e medroso, volte, e vá-se apressadamente as montanhas de Giliade. Então voltaram vinte dois mil e dez mil ficaram. E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há. Faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer  o povo às águas. Então o Senhor  disse a Gideão: Qualquer que lamber às águas com sua língua, como as lambe um cão, esse porás à  partes; como também a todo que se colocar de joelhos para  a beber. E foi os números dos que lamberam, levando as mãos a boca foram Trezentos homens; e todo o resto do povo se colocou de joelhos para beber às águas. E disse  o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam às águas vos livrarei, e darei os Midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar. E o povo tomou na sua mão a provisão e as buzinas, e ele enviou todos os outros homens a Israel cada um a sua tenda, porém os trezentos homens reteve. E estava no arraial dos midianitas abaixo do vale.
 E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque eu tenho dado na tua mão. E se, ainda temes descer, desce com teu moço Purá ao arraial; E ouvirás o que dizem, e então se esforçarão as tuas mãos  e descerás ao arraial. Então desceu ele com seu moço Purá até o extremo das sentinelas que estavam no arraial. E os midianitas, e os amalequitas, e todos os filhos que jaziam no oriente como gafanhotos  em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como areia que há na praia do mar em multidão. Chegando, pois, Gideão que estava contando com um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia:Eis que um sonho sonhei; eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até às tendas, e as feriu, e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e ficaram abatidas. E respondeu seu companheiro: Não é isto senão é a espada de Gideão, filho de Joás, varão Israelita. Deus tem dado todo o povo midianita e todo o arraial.
 E sucedeu que ouvido a narração desse  sonho, e a sua explicação, adorou; e tornou ao arraial de Israel, e disse: Levanta-vos porque o Senhor tem dado os midianitas em vossas mãos. Então repartiu os trezentos home em três esquadrões, e deu-lhes a cada  um nas suas mãos buzinas, e cântaros vazios, com tochas nele acesas. E disse-lhes: Olhai para, e fazei como eu fizer; e eis que chegando ao extremo do arraial, será que, como eu fizer, e assim fareis vós. Tocando  eu e todos os que estiverem buzina, então também vós tocareis a buzina ao redor de todo arraial, e direis: Pelo Senhor, e Gideão.
 Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo-se já posto às guardas;e tocaram as buzinas ,e  partiram os cântaros, que tinham nas mãos. Assim tocaram os três esquadrões as buzinas, e partiram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, que tocavam;e exclamaram a espada do Senhor, e a espada de Gideão. E ficou-se cada um no seu lugar   
ao redor do arraial; então todo o exército deitou a correr, e, gritando, fugiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário