sábado, 17 de dezembro de 2011

II - A JUSTA INDIGNAÇÃO DO HOMEM DE DEUS

                    1. A firmeza de um líder. Quando Neemias retornou a Jerusalém e compreendeu "o mal que Eliasibe fizera [ao povo de Deus] para beneficiar a Tobias" (Neemias 13.7), reagiu àquela situação com zelo e coragem. Fazendo uso de sua autoridade, lançou "todos os móveis de Tobias fora da câmara" do Templo (Neemias 13.7,8). Não fez o mesmo Jesus com os vendilhões e os cambistas que haviam transformado a Casa de Deus num covil de ladrões?
                    2. A resposta do povo. Essa medida ousada e enérgica de Neemias fez que o povo recobrasse o ânimo e voltasse a contribuir com mais amor e liberalidade: "Então, todo o Judá trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite dos celeiros" (Neemias 13.12). O povo de Deus espera que os seus líderes sejam realmente íntegros, transparentes e comprometidos com os negócios do Reino.
                     3. O procedimento do líder cristão. O que nos ensina Neemias? Em primeiro lugar, que amemos a Deus e sejamos zelosos por suas coisas. Agindo assim, jamais toleraremos a corrupção e a desonestidade em nosso meio, pois fomos chamados por Deus para ser luz do mundo e sal da terra. Que todos nos reconheçam, pois, por nossa elevada ética e pela irrepreensibilidade de nossa postura.Menos do que isso é inaceitável. À semelhança de Neemias , jamais abusemos da autoridade que nos confiou o Senhor Jesus, mas ajamos com toda sabedoria e prudência (Romanos 12.8; 1 Pedro 5.1-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário