quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

I - A CONTAMINAÇÃO DO MINISTÉRIO

                     1. O sacerdote aparentado com o impio. Após o grande avivamento ocorrido em Jerusalém, coisas estranhas passaram a acontecer no Santo Templo. Eliasibe, o sumo sacerdote (Neemias 13.28), ignorando as demandas da lei divina, começou a agir permissivamente em relação à Casa de Deus. Tudo começou quando ele aparentou-se com a família de Tobias (Neemias 13.4). Portanto, se nos associarmos ao mundo, em breve estaremos descartando a ética cristã como algo de somenos importância em nossa vida. Assim, perdemos nossas propriedades de sal da terra e luz do mundo.
                   2. Privilégios abusivos (Neemias 13.5). Eliasibe, usando sua influência de maneira profana, veio a beneficiar  justamente o arqui-inimigo do povo de Deus. Alojou Tobias nas dependências do Santo Templo, onde eram guardados dos dízimos, as ofertas de manjares, o incenso e utensílios do culto divino.
  O que leva um homem de Deus agir dessa forma? Muito cuidado e vigilância. Fomos constituídos por Cristo para sermos o exemplo dos santos, conforme recomenda Paulo a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fieis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4,12). O apóstolo, nessa passagem, deixa bem claro ao jobem pastor, que o homem de Deus deve ser, em todas as coisas, incorruptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário