terça-feira, 27 de dezembro de 2011

I - DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA

                     1. Um copeiro a serviço do Reino. Neemias era copeiro do rei Artaxerxes quando Deus o chamou a liderar o seu povo num momento de profunda crise moral, espiritual e econômica. Ele tinha como função proteger a vida do rei, provando-lhe o vinho, a fim de que o monarca não fosse envenenado. Somente alguém especialmente qualificado poderia  exercer  semelhante cargo. Segundo alguns historiadores, os copeiros também aconselhavam o soberano em assuntos de estado. Não obstante, Neemias abriu mão de todas essas vantagens, para ajudar seus compatriotas a superar aquele momento  tão difícil. Atualmente, não são poucos os homens e mulheres que tudo renunciam ao Reino de Deus.
                      2. Uma rainha a serviço do Reino. Certa vez, o rei Assuero, já tomado pelo vinho, resolveu exibir a beleza da esposa aos seus convidados. Como a rainha Vasti se recusasse a comparecer perante ele, o monarca destronou-a. E para ocupar o seu lugar, o rei determinou que se convocasse as mais belas moças do reino, a fim de que, dentre estas, fosse escolhida a substituta de Vasti. E a escolha recaiu sobre Ester, que foi usada por Deus para operar um grande livramento. Ester destacou-se por uma coragem singular; ela não temeu perder a própria vida. Somente os grandes líderes agem assim.
                       3. Um pastor de ovelhas a serviço. Tendo já rejeitado a Sul, o Senhor determinou ao profeta Samuel, que fosse a Belém ungir, dentre os filhos de Jessé, um rei segundo o seu coração (1 Samuel 16.1). A escolha divina recaiu sobre o caçula da família que, naquele momento, cuidava das ovelhas do pai (1 Samuel 16.13). E grandes foram as obras realizadas por Davi. Deus não olha para aparência do ser humano, mas para o coração. O que agrada ao Senhor é um caráter reto e íntegro. Essa é uma das principais características de um verdadeiro líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário