terça-feira, 4 de outubro de 2011

II - O CHAMADO DE NEEMIAS

               1. Quem era Neemias. Seu nome significa "Deus consola". Ele era filho de Hacalias e o seu irmão chamava-se Hanani (Neemias 1.1; 7.2). Na corte persa, exerceu a função de copeiro do rei Artaxerxes I. Como se vê, Deus usa as pessoas segundo o seu querer e de acordo com a sua vontade.
                2. Chamado de Neemias. Catorze anos depois da expedição de Esdras a Jerusalém, em 444 a.C., Neemias recebe urgentes e preocupantes noticias de Jerusalém. Apesar de o Santo Templo já estar funcionando conforme as leis levíticas, a cidade encontrava-se ainda abandonada(Esdras 6.14-16; Neemias 1.1.2). Ele, então, sente o chamado de Deus para deixar o conforto palaciano e viajar para Israel, a fim de reconstruir os muros da Cidade Santa que se achavam fendidos "e as suas portas queimadas a fogo"(Neemias 1.3).
  Aqui, temos uma grande lição. Templo sem muros é igreja sem doutrina. E as portas queimadas a fogo representam o liberalismo que, infelizmente, predomina em muitas igrejas, facilitando a entrada de costumes mundanos entre os santos. Não é o que ocorre em nossos dias? Que jamais venhamos abandonar os padrões bíblicos de santidade, conduta e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário