segunda-feira, 24 de outubro de 2011

II - A CRÍTICA DOS ADVERSÁRIOS

              1. O conteúdo das criticas (Neemias 4.1-3). Sambalate ficou furioso como sucesso dos edificadores. Por isso, jocosamente, perguntou: "Que fazem estes fracos judeus? Permitir-lhes-á isso? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?"(Neemias 4.2). Sambalate e Tobias apelaram para crítica, visando desqualificar o trabalho dos judeus. Neemias, porém, não se deixou abater. Ele sabia que Deus está no controle de todas as coisas.
              2. Oposição ao culto a Deus. "Permitir-lhes-á isso. Sacrificarão?"(Neemias 4.2). Os inimigos sabiam que Deus garante a vitória ao povo que o adora. Não é por acaso que o Diabo continua a utilizar essa velha tá tica contra o verdadeiro culto a Deus. Além disso, tudo faz para levar a são doutrina ao desprezo. Em seu lugar, apresenta como alternativas mensagens vazias de unção, mas recheadas de técnicas psicológicas. Haja vista a tecnologia da prosperidade e a confissão positiva.
                3. Crítica à unção. Percebendo Sambalate que os edificadores estavam unidos, indagou:"Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão  dos montões do pó as pedras que foram queimadas?" (Neemias 4.2). Não se esqueça. A união é indispensável para o sucesso de qualquer ministério. Sem união, o povo perde as forças, distancia-se de Deus e deixa-se derrotar pelo Inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário