domingo, 9 de outubro de 2011

I- AS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS

               1. Um líder corajoso. Neemias entristeceu-se profundamente ao tomar conhecimento do lamentável estado em que se achava Jerusalém. E Artaxerxes logo percebeu que havia algo de errado com o seu copeiro, pois não podia mostrar contrariedade diante do rei. Embora estivesse se arriscando perigosamente, Neemias, com muita coragem e ousadia, contou ao rei o motivo do seu abatimento. Intrépido e resulto, pediu-lhe permissão para ajudar o seu povo que se encontrava na terra de Israel. Solicitou-lhe também cartas que lhe dessem salvo-conduto em sua viagem e lhe propiciassem o patrocínio da restauração de Jerusalém (Neemias 2.7,8). Sua coragem e ousadia vinham da confiança que depositavam em Deus. Você tem confiado inteiramente no Senhor?
                2. Um líder prudente. Ao chegar a Jerusalém, Neemias agiu com muita discrição e prudência. Como não queria chamar atenção dos seus inimigos, observou, durante vários dias, sempre à noite, o estado em que se encontravam os muros e as portas da cidade. A ninguém contou a respeito dos seus planos (Neemias 2.16). Ele só veio a revelar o que Deus lhe havia posto no coração, no momento oportuno (Neemias 2.18). O verdadeiro líder age e fala na hora certa e faz sábia e discretamente.
                 3. Um líder que sabia lidar com a oposição. Sambalate, Tobias e Gesém, não queriam o bem  dos filhos de Israel (Neemias 2.10). Por isso, tentaram várias vezes paralisar a reconstrução dos muros de Jerusalém. Primeiro, buscaram desanimar os judeus, ridicularizando-os e lançando-lhes impropérios (Neemias 2.19). Depois, os acusaram de traição e, por fim, tudo fizeram por ganhar a amizade de Neemias, oferecendo-lhes, inclusive, ajuda na restauração da cidade. Ele, porém, sempre prudente e sábio, respondeu-lhes: "O Deus dos céus é o que nos fará prosperar" (Neemias 2.20). Neemias não perdeu tempo discutindo com seus opositores, pois a missão que recebera do Senhor exigia muito trabalho, esforço e dedicação.
 Obreiro do Senhor, não perca tempo com as adversários. Dedique-se fielmente ao seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário