terça-feira, 11 de outubro de 2011

II - ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS

               1. Neemias motiva seus liderados. Segundo J. Packer "todo líder verdadeiro é um mestre da motivação". Arrancar o povo da apatia não era tarefa fácil. Entretanto, Neemias soube como motivar seus liderados, levando-os a se comprometerem de tal forma com a obra, que "o coração do povo se inclinava a trabalhar" (Neemias 4.6). Ele fez com que todos se sentissem importantes na realização de suas tarefas. Você tem motivado seus auxiliares? 
 Neemias também demonstrou possuir um elevado senso de justiça. Ele não usou de sua posição para dominar seus conterrâneo. Para dar exemplo de austeridade, veio a renunciar até mesmo ao sustento a que tinha direito (Neemias 5.14-18).
                 2. Neemias estabelece parcerias. Neemias tinha consciência de que, sozinho, não poderia cumprir a sua missão. Por isso, estabeleceu parcerias. Ele não disse "vão", "façam", "que eu ficarei olhando e orando", mas participou ativamente dos trabalhos: "Levantemo-nos e edifiquemos" (Neemias 2.18). Líder não é o que manda, mas o que comanda; o que motiva: "façamos". O pseudolíder esbraveja: "Aqui, quem manda sou eu!" Quem assim age, jamais será um líder, mas um capataz. Sozinho, não temos como completar a nossa missão. Precisamos de cooperadores.
                 3. Neemias prima pela organização. Neemias tinha um grande senso de organização. Observe como ele fez a escalação dos construtores (Neemias 3). Sua estratégia organizacional permitiu que todas as partes do muro fossem edificadas simultaneamente. E possibilitou, também, uma maior unidade, pois todos foram envolvidos no trablho: sacerdotes, levitas, serventes e o povo. Até as mulheres deram a sua contribuição (Neemias 3.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário