quinta-feira, 1 de março de 2012

2 A PRIMEIRA FASE DA VIDA DE MOISÉS

                 2. 1. O nascimento
               Moisés nasceu o Egito, e seu nome significa salvo das águas. Ele teve uma vida repleta de milagres. Seus pais se chamavam Anrão e Joquebede e pertenciam à tribo de Levi (Números 26.59).
               Na época do nascimento de Moisés, faraó havia decretado que fossem mortos todos os meninos hebreus que nascessem. Contudo, a mãe de Moisés preferiu escondê-lo. Depois de algum tempo, Joquebede preparou um cesto betumado, colocou Moisés dentro e, próximo ao local onde a filha de faraó tomava banho, pôs o cesto entre os juncos, à margem do rio.
     
                 2. 2. A infância
               Em vários detalhes da infância de Moisés, vemos que Deus exerceu, de modo extraordinário, a Sua soberania. Por exemplo, o menino havia sido encontrado pela filha de faraó, que decidiu assalariar Joquebede para cuidar de seu próprio filho. O Senhor teve tanta misericórdia pela vida da criança que, além de livrá-la da morte, permitiu que a própria mãe do menino cuidasse dele como sua ama (Êxodo 2.1-9).


                  2. 2. 1. Educando nossas crianças
                Deus nos constituiu Seus parceiros na educação de nossos filhos. Pais e mães não devem ignorar a importância da sua missão. Precisam seguir o exemplo de Lóide e Eunice, que  instruíram Timóteo no caminho de fé e da obediência a Deus(2 Timóteo 1.5).


                 2. 3. Sua tentativa de libertar Israel
                Os ensinamentos que Moisés recebeu no lar produziram, em seu coração, uma compaixão pela situação de escravidão de seu povo. Por causa disso, ele ficou extremamente irritado ao testemunhar um egípcio espancando um hebreu. Nessa  ocasião, a Bíblia relata que Moisés matou o agressor, escondendo-o na areia. Depois, temendo as consequências  da sua atitude, ele acabou fugindo para a terra de Midiã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário