sexta-feira, 25 de novembro de 2011

III - O CUIDADO COM O TEMPLO DO SENHOR

               1. O Templo. Os israelitas amavam o Santo Templo, pois era o lugar em que adoravam ao Senhor. Por causa disso, comprometeram-se a ofertar, voluntária e regularmente, os "dízimos da terra" para a manutenção do culto divino (Neemias 10.32-28). Para os israelitas, servir a Deus naquele santuário era um ato de indizível ventura. Infelizmente, muitos já não sentem alegria de estar na casa de Deus. A Bíblia, porém, exorta-nos a que não deixemos "a nossa congregação, como é costume de alguns" (Hebreus 10.25). Você se lembra do que disse o salmista enquanto se encaminhava ao santuário divino: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à do Senhor" (Livro de Salmos 122.1).
                2. O dia de adoração. No Antigo Testamento, os judeus santificavam o sábado como o dia de adoração ao Senhor. Uns vendilhões e mercadores, porém, desprezando a lei divina, expunham suas mercadorias, nos portais de Jerusalém, exatamente nesse dia. Assim, desviavam os judeus de sua devoção a Deus. A fim de manter a pureza do culto divino, Neemias viu-se obrigado a tornar sérias medidas, proibindo qualquer comércio no dia de culto (Neemias 10.31).
    Temos nós reservado, pelo menos um dia na semana, para cultuarmos ao Senhor? Sejamos mais assíduos à Escola Dominical, aos cultos de doutrina e aos demais trabalhos da igreja. Que jamis desprezemos o culto divino.
           3. A manutenção da Casa do Senhor. "Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a terça parte de um siclo, para o ministério da Casa do nosso Deus; para os pães da proposição, e para a contínua oferta de manjares, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, e para as festas solenes, e para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para reconciliar a Israel, e para toda a obra da Casa do nosso Deus" (Neemias 10.32-34).
    Em virtude do concerto estabelecido entre Deus e o seu povo, os judeus, sob a liderança de Neemias, restauraram a contribuição para a manutenção da Casa do Senhor no valor de "um terço de um siclo" - quatro gramas de prata. As ofertas eram trazidas com alegria aos oficiantes do culto. Os crentes verdadeiramente avivados tudo fazem com júblio, porque desejam agradar a Deus em todas as coisas. Como estamos adorando a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário