sexta-feira, 18 de novembro de 2011

II - A LEI DO SENHOR E REMINISCIÊNCIA

               1. Valorizando a Lei do Senhor. "E, levantando-se no seu posto, leram no livro da Lei do Senhor, seu Deus, uma quarta parte do dia" (Neemias 9.3a). Mais uma vez a Lei do Senhor é exposta. Sua leitura e explicação tomaram a "quarta parte do dia". Foram exatamente seis horas de ensino da Palavra de Deus. E todos a ouviram e atentamente. Ninguém deixou o seu lugar. Tem você se alimentado regularmente da Palavra de Deus?


             2. A confissão dos pecados. Igual tempo foi dedicado à confissão de pecados: "Na outra parte [do dia], fizeram confissão; e adoraram o Senhor, seu Deus" (Neemias 9.3b). É importante observar que a leitura da Palavra gerou contrição, resultado em confissão de pecados. Assim, o avivamento espiritual não demorou a chegar.


             3. Relembre a história do seu povo.  Os judeus passaram a recordar os fatos que marcaram a história da nação (Neemias 9.7-9). Desde Abraão, passando pelo Êxodo e peregrinação no deserto, o relato culmina com a posse da Terra Prometida, onde foram todos abençoados em todos os seus empreendimentos. Os levitas enfatizaram, ainda, os atos que envolveram a intervenção direta de Deus na vida de seus antepassados (Neemias 9.10). Os seus pecados também são trazidos à tona. Por isso, era necessário e urgente o arrependimento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário