domingo, 27 de novembro de 2011

I - OS SACERDOTES QUE VIERAM PARA JERUSALÉM COM ZOROBABEL

               1. Os que vieram com Zorobabel. O capítulo 12 do livro de Neemias tem inicio com uma relação dos sacerdotes que vieram a Jerusalém juntamente com Zorobabel. Como se sabe, foi esse abnegado servo de Deus que liderou o primeiro grupo de exilados judeus que, autorizados por Ciro, o Grande, deixou a Babilônia rumo à Cidade Santa. Zorobabel incentivou a reconstrução do Templo e restabeleceu a adoração a Deus. Sem Tais ações, a restauração de Jerusalém seria impossível. Observe: só foram admitidos como ministros dos altar os que puderam comprovar a sua ascendência levítica. Isso nos ensina que o ministério cristão deve ser exercido por aqueles que realmente foram chamados por Deus.
                  2. O ministério sacerdotal. Descendentes de Levi, tinham as sacerdotes como missão representar o povo diante de Deus. Deveriam eles, portanto, ser santos e irrepreensíveis diante de Deus e dos homens (Levítico 21.16-21). Todo sacerdote era levita, mas nem todos levitas eram sacerdote. Várias eram as suas funções: tornar possível a mediação entre o povo e Deus, fazer a expiação pelos pecados da nação, ensinar as Lei de Deus, queimar incenso e cuidar do castiçal e da mesa de pães da proposição (Levítico 10.11; Ezequiel 44.23). Como está o nosso serviço cristão? Temos zelado por nossa chamada?
                  3. O ministério dos Levitas. Somente os levitas estavam autorizados por Deus a trabalhar no Tabernáculo. Eles tinham como função primordial ensinar a Palavra de Deus e como se deve adorá-lo (Deuteronômio 33.10). Exímios músicos que eram, eles requeriam que o seu ministério fosse plenamente restaurados, a fim de participarem do culto de dedicação dos muros de Jerusalém. Consciente dessa urgência, Neemias restabeleceu-os de imediato em suas várias funções. Senhor, ajuda-nos a ser mais zelosos para com as coisas que nos confiaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário