sábado, 28 de maio de 2011

A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO

 1. A promessa da efusão do Espírito. Deus revelou ao profeta Joel que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis (Joel 2.28-32). Por conseguinte, a promessa do derramamento do Espírito Santo não se destinava apenas aos crentes que se achavam reunidos no cenáculo, mas diz respeito a todos os servos de Deus em todos os lugares e épocas (Atos 2.1-13, 39). O Movimento Pentecostal implica numa ação contínua e renovadora do Espírito Santo na vida da igreja, fazendo com que esta cumpra cabalmente as demandas da Grande Comissão (Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-20).


 2. O Movimento Pentecostal tem testemunho dos séculos. O escritor e jornalista Emílio Conde evidência em O Testemunho dos Séculos, através de inúmeras provas, que o pentecostalismo é um movimento legitimamente bíblico e que, historicamente, não se restrigiu à Igreja Primitiva. Não é, portanto, um modismo Sueco ou Norte-americano. Em seu Dicionário do Movimento Pentecostal, afirma o historiador Israel Araujo que o "pentecostalismo, em suas diferentes formas, tem existido por toda história Cristã, tanto do Ocidente como no Oriente, desde de o Dia de Pentecostes, em Jerusalém". No verbete "cronologia do pentecostalismo mundial", o autor mostra um panorama das manifestações históricas  do pentecostalismo do primeiro ao século vinte.


3. O genuíno Pentecostalismo. Como distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo? O genuíno pentecostalismo não admite qualquer outra revelação além das Escrituras Sagradas, pois prima pela ortodoxia bíblica e pela sã doutrina (Gálatas 1.6-9). Logo, nossa unica regra de  fé e conduta é a Bíblia Sagrada, a inspirada, inerrante, absoluta e completa Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário