sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Dom da Fé

1. Definição. A Fé, como dom, tem um caráter distinto da fé salvadora (Efésios 2.8) e da fé que, como fruto do Espírito, pode ser interpretada como sinônimo de fidelidade (Gálatas 5.22). O dom da fé, pois, é concedido para as realizações de proezas em nome do Senhor. O hebrísta pentecostal, Gordon Chown, afirma que o do  da fé "é o equipamento espiritual e sobrenatural do crente, para lhe conceder o poder sobrenatural de confiar em Deus nas ocasiões onde só um milagre glorioso poderia alterar a situação" (Marcos 7.24-30). Em outras palavras, é um convite a buscar a intervenção divina para operar o impossível!
2. A distinção entre o dom da fé e a fé natural. O texto sagrado fala literalmente do "dom da fé" ou "fé maravilhosa" (1 Coríntios 12.9). Isso indica que não podemos confundi-la com a "fé natural" que é implícita e inteiramente ao ser humano. Através da fé natural,  o ser humano possui capacidade necessária para crer na existência de Deus ( Romanos 1.19,20). Mesmo a pessoa mais ímpia sabe que Deus existe (Tiago 2.19). Portanto, é clara a distinção entre o dom da fé e a fé natural.
3. Nem  todos possuem o dom da fé. Embora todos o salvos possuam a fé salvadora, nem todos são agraciados com o dom da fé, que é concedido pelo Espírito Santo para o crescimento, desenvolvimento e expansão do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário