sábado, 14 de maio de 2011

Os Dons De Curar

1. Por que "dons de curar"?
O fato de as duas palavras no original encontrarem-se no plural significa que Espírito Santo habilita os que recebem os dons de curar atuarem na cura sobrenatural das mais diversas enfermidades (1 Coríntios 12.9). O Senhor Jesus, pois, capacita a sua igreja, através desses dons, a curar todos os tipos de doenças: câncer, aids, lepra, paralisia, demência, etc.
2. O propósito dos dons de curar. Os dons de curar manifestam-se como intervenção especial a direta de Deus em favor daquele que sofre. Há dois propósitos básicos no seu exercício. O primeiro é atestar o poder do Evangelho com objetivo de glorificar a Deus (Lucas 5.23-26). E o segundo é amenizar o sofrimento humano, confirmando o amor Eterno pela humanidade (Mateus 9.36; Marcos 1.41).
 Alguns pregadores, usurpando a glória do Senhor, usam os dons de curar para se auto-promover, não demonstrando nenhum respeito pelos que sofrem. Outros, fazendo comércio das coisas sagradas (Atos dos Apóstolos 8.17-21), espoliam as igrejas em campanhas que, de Deus, só têm o nome. Descompromissados e vaidosos, da omissão dos líderes, e, assim, vão ludibriando os incautos com técnicas psicológicas e hipnóticas como se estivessem sendo usados pelo Espírito Santo.
3. Os dons de curar e a doutrina da salvação. Apesar de a cura divina fazer parte da obra expiatória de Cristo (Isaías 53.4,5; Mateus 8.14-17), devemos entender que a salvação da alma é mais importante do que a cura do corpo. Embora Jesus possa curar todas as enfermidades, não cura a todos os enfermos. Em sua soberania, Ele somente opera de acordo com sua vontade. Isto não nos isenta, porém, de orar pelos enfermos, nem de insistir na busca dos dons de curar. Além do mais, se nos pusermos a evangelizar e a fazer missões, os sinais nos seguirão e as curas divinas farão parte de nosso cotidiano (Marcos 16.15-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário