quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

4 NOÉ, O DILÚVIO E A ARCA

              A situação do povo, na época de Noé, incomodava e afrontava o Senhor. O estado da sociedade podia ser comparado com uma enorme chaga incurável. A humanidade havia ultrapassado todos os limites e rompido todas as barreiras que a impediam de afrontar o Criador. Por causa disso, Deus decidiu exercer juízo sobre ela.


                 4. 1. O dilúvio
             A Bíblia declara que a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tiago 2.13). O Deus que decidiu enviar um dilúvio sobre a terra para exercer juízo foi o mesmo que tomou providências para preservar os que se mostraram fiéis. Assim, Ele ordenou a Noé que construísse uma arca, dento da qual ele escaparia da destruição.


                  4. 2. A arca
               Deus deu ordem para construção da arca especificou todos as suas medidas. A palavra hebraica Tebah, traduzida como arca, é usada 28 vezes no Antigo Testamento e refere-se somente à arca de Noé e ao recipiente em que Moisés esteve escondido entre os juncos na beira do rio (Êxodo 2.3).


                   4. 2. 1. As medidas da arca
               A arca deveria ter uma grande proporção, para permitir que se abrigassem nela as pessoas e os animais que Deus decidiu preservar  para habitarem a terra depois do dilúvio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário