quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

3 ABEL, HOMEM DE FÉ

  Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala (Hebreus 11.4). Meditemos em algumas lições que podemos extrair deste texto sagrado.
    
       3. 1. Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim
   Existem algumas razões pelas quais i sacrifício de Abel foi maior e melhor que o de Caim. A Bíblia não assegura que oferecer o produto da terra é menos importante que oferecer um animal. Em Levítico, os dois tipos de oferta são admitidos. Logo, a diferença básica está em outros fatores, os quais passamos a considerar.


     3. 2. O sacrifício de Abel foi um sacrifício profético
   Em primeiro lugar, Abel se antecipou aos sacrifícios que seriam estabelecidos por Deus e oferecidos por intermédio do sacerdócio levítico e aarônico (Êxodo 12).
    Em segundo lugar, porque o cordeiro oferecido a Deus por Abel prefigurava o sacrifício pessoal, perfeito e único de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29).
    
    3. 3. O sacrifício de Abel foi um sacrifício da excelência
   Abel ofereceu o melhor cordeiro do seu rebanho, um animal tratado com toda diligência que, se fosse vendido, custaria caro. Nunca nos esqueçamos. amados irmãos, de que a Deus, sempre, devemos dar o melhor!


     3. 4. Por seu sacrifício, Abel alcançou testemunho de que era justo
   A justiça que Deus encontrou em Abel procedia de sua genuína fé, que é gerada no coração do homem quando ele ouve a Palavra de Deus (Romanos 10.17), que é a revelação dele à humanidade e age em conformidade com ela.


O estado de espírito de Caim, ao levar sua oferta divergia profundamente doe estado de espírito de Abel. Deus atenta primeiramente para o ofertante e depois para a oferta (Deuteronômio 30.6)


    3. 5. Deus deu testemunho dos dons de Abel
 O Espírito de Deus nos permite entender que os dons de Abel (Hebreus 11.4) se relacionam com uma vida de profunda piedade e voluntária devoção ao Senhor Esses dons permitiram a Abel praticar boas obras, ao contrário de seu irmão, cujas obras foram más (1 João 3.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário