terça-feira, 24 de janeiro de 2012

3 A FÉ, A PERSONALIDADE E O CARÁTER DE NOÉ

            A Bíblia declara que Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor (Gênesis 6.8), ou seja, a soma das suas virtudes atraiu a atenção de Deus, que o favoreceu.
             3. 1. Um homem de Fé
         Quando Deus revelou a Noé que choveria, este simplesmente acreditou. Embora o dilúvio pudesse parecer algo impossível, a Bíblia declara que para Deus nada é impossível (Lucas 1.37). Noé acreditou sem temer, duvidar ou mesmo desconfiar do Altíssimo.


             3. 2. Um homem de coragem
         Noé foi corajoso, pois assumiu uma posição contrária a todos de sua época. Apenas sua esposa, seus filhos e noras abrigaram-se com ele na arca. Ele teve coragem de pregar a mensagem de advertência e juízo e ao falar ousadamente em nome de Deus, na condição de pregoeiro da justiça (2 Pedro 2.5).
  
           3. 3. Um homem de temor
      A Escritura declara que Noé era temente a Deus: Pela Fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus (Hebreus 11.7). Ter temor a Deus significa:

  • ter respeito e reverência a Ele;
  • fazer tudo quanto seja possível para lhe agradar;
  • conceder prioridade a Ele e presta-lhe culto e obediência.
          3. 4. Um homem obediente.
       Diante da ordem do Senhor, Noé obedeceu prontamente, sem discutir ou apresentar desculpas para Deus. Obediência é uma palavra que descreve muito bem o caráter desse patriarca. Ninguém pode ser corajoso, justo, fiel, e temente aos olhos de Deus sem ser obediente a Ele. De modo consciente, Noé obedeceu ao Senhor, pois acreditou na palavra que Ele lhe disse e executou, com  fidelidade, tudo quanto lhe foi ordenado: E, para salvação da sua família, preparou a arca (Hebreus 11.7).
    
          3. 5. Um homem de vida santa
       Noé alcançou a graça de Deus e conseguiu manter um padrão de vida incorruptível, mesmo vivendo em meio a uma sociedade tão degenerada. Quando tudo que o rodeava estava apodrecido e em trevas, ele viveu como luz do mundo e salda terra (Mateus 5.13.16).
         
         3. 6. Um homem perseverante
      Durante 120 anos. Noé trabalhou na construção da arca, certo de que o Senhor trabalhava em seu favor (Filipenses 1.6). Noé pregou por muito tempo, sem alcançar um único convertido à mensagem que Deus lhe deu. Somente sua família o acompanhou em direção à arca , mas ele jamais se sentiu desencorajado diante de todas as adversidades que se apresentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário