domingo, 28 de agosto de 2011

I. O QUE É A IGREJA

        1. Definição. No grego, o vocábulo igreja é ekklêsia. O termo, literalmente, refere-se à reunião de um povo, assembleia ou igreja local (Evangelho de Mateus 18.17; Atos dos Apóstolos 15.4). A "igreja é um organismo mistico composto por todos os que, pela fé, aceitaram o sacrifício vicário de Cristo". Ao estabelecer a igreja, Jesus tinha um propósito: levar os salvos a adorarem a Deus, proclamando-O através do testemunho e da pregação do Evangelho.
      2. As duas principais dimensões da Igreja. A igreja não é uma mera organização, mas um organismo vivo. O Novo Testamento mostra que ela é divina e terrena. Vejamos:
      a) Divina. O Mestre amado disse: "[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Evangelho de Mateus 16.18). Jesus Cristo é a pedra, isto é, o único e profundo alicerce da igreja (1 Carta Aos Coríntios 3.11). Portanto, a característica divina da Igreja está na pessoa de Jesus Cristo (Carta Aos Efésios 2.20). Ele a fundo, edificou-a e conserva-a através do Espírito Santo para nossa consolação (Evangelho de João 14.16; 15.26).
      b) Terrena. O Corpo de Cristo é composto por judeus e gentios. Antes do advento da Igreja, ambos os povos estavam separados. Todavia, mediante a cruz Nosso Senhor, passaram a construir uma só grei (Carta Aos Efésios 2.14). Isto denota a diversidade étnica e cultural da Igreja, pois esta é formada por pessoas oriundas de todas as nacionalidades, culturas e etnias. É a assembleia universal dos santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário