segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A excelência e justiça dos preceitos da Sabedoria

Provérbios de Salomão
8.1-21
  1. Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
  2. No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
  3. Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
  4. A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
  5. Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
  6. Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade.
  7. Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
  8. São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
  9. Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
  10. Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
  11. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
  12. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
  13. O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
  14. Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
  15. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
  16. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
  17. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
  18. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
  19. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
  20. Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
  21. Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário