sábado, 31 de dezembro de 2011

A Quem Temerei - Diante do Trono


A Quem Temerei? 
O Senhor é a minha luz e a minha salvação
A quem temerei? Não temerei
O Senhor é a força da minha vida
A quem temerei? Não temerei
Ainda que um exército se levante contra mim
No Senhor eu confiarei para sempre
Quando os meus inimigos avançam contra mim
Eles tropeçam e caem diante de mim
Cantarei com alegria louvores ao Senhor
Que me acolheu e me livrou, na rocha me firmou
Se o diabo vem contra mim ele se levanta para cair
Se o diabo vem contra mim ele se levanta para cair
Diga o fraco: eu sou forte
Diga o pobre: rico sou
Em Jesus eu sou mais que vencedor
Não é na minha justiça que eu caminhando vou
Mas no poder que há no sangue
Que por mim Jesus derramou






sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

III - A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS

                     1. A oração. Na Palavra de Deus, há vários exemplos de líderes que foram bem-sucedidos graças à oração. Davi e Daniel oravam três vezes ao dia (Salmos 55.17; Daniel 6.10). Paulo orava em todo tempo (Efésio 6.18). E Jesus orava diariamente (Mateus 26.44). A oração preparou Neemias para enfrentar impiedosos ataques. Se ele não tivesse o hábito de orar, certamente seria sucumbido diante das dificuldades. A oração fortalece a alma e as mãos do homem de Deus.
                      2. O estudo da Palavra de Deus. Neemias reuniu o povo na praça principal da cidade para ouvir a Palavra de Deus (Neemias 8.1-3). Todo crente necessita ler e estudar a Bíblia diariamente, para crescer no conhecimento do Senhor (2 Pedro 3.18). Infelizmente, há obreiros que, por não estudarem a Bíblia, acham-se espiritualmente fracos. Um líder nessas condições porta-se como menino espiritual. Precisamos ter a Palavra de Deus no coração para não pecarmos contra o Senhor (Salmos 119.11).
                       3. Adoração ao Senhor. Adorar é uma forma de agradecer a Deus, reconhecendo-o como o Senhor de nossas vidas, pois tudo o que somos e temos vêm dele. Observe o que diz o salmista: "Eu te louvarei, Senhor, de todo meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo" (Salmos 9.1,2).
             Neemias adorou a Deus: "Ah! Senhor , Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!" (Neemias 1.5). Na dedicação dos muros e portas de Jerusalém, preparou um culto especial de adoração e louvores a Deus (Neemias 12.27) e ordenou que dois corais fossem à frente dos cortejos durante a celebração (Neemias 12.38). O verdadeiro líder adora a Deus, porque sabe que toda a glória deve ser endereçada ao Senhor de toda a glória. Aleluia.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A felicidade daquele que teme a Deus

Livro de Salmos
Nº 112
  1.  LOUVAI ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.
  2.  E sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.
  3.  Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
  4.  Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
  5.  Bem irá ao homem que se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo.
  6.  Na verdade que nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna.
  7.  Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
  8.  O seu coração, bem firmado, não temerá até que ele veja cumprindo o seu desejo sobre seus inimigos.
  9. É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
  10.  O ímpio verá isto, e se enraivecerá; rangerá os dentes, e consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

II - AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS

                      1. Integridade espiritual. Neemias não compactuava com os pecados do povo. Homem íntegro e temente a Deus, não se limitou a reconstruir os muros e as portas de Jerusalém, mas conduziu a nação a uma profunda reforma moral e espiritual. Ele restaurou o ministério levítico, combateu o casamento misto (Neemias 13.25) e restabeleceu a guarda do sábado. O líder espiritual conduz o povo à santidade e a um viver íntegro.
                       2. Integridade moral. Neemias administrou os recursos financeiros e patrimoniais  da nação com honestidade, transparência e sabedoria. Ele não utilizou indevidamente os recursos financeiros do povo de Deus, mas agiu com muita correção e cuidado (Neemias 5.9-12). Há um ditado popular que diz:"Quer saber quem é realmente uma pessoa? Dê-lhe poder". Há certos homens e mulheres que, ao assumirem um cargo de liderança, mudam completamente. Agem com arrogância e desonestidade. O poder, entretanto, não corrompeu a Neemias. Ele soube como manter a sua integridade.
                       3. Um testemunho irrepreensível. Neemias viveu de forma correta e integra. Não podemos nos esquecer que liderança é exemplo. o discurso do líder tem de ser coerente com a sua prática.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

I - DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA

                     1. Um copeiro a serviço do Reino. Neemias era copeiro do rei Artaxerxes quando Deus o chamou a liderar o seu povo num momento de profunda crise moral, espiritual e econômica. Ele tinha como função proteger a vida do rei, provando-lhe o vinho, a fim de que o monarca não fosse envenenado. Somente alguém especialmente qualificado poderia  exercer  semelhante cargo. Segundo alguns historiadores, os copeiros também aconselhavam o soberano em assuntos de estado. Não obstante, Neemias abriu mão de todas essas vantagens, para ajudar seus compatriotas a superar aquele momento  tão difícil. Atualmente, não são poucos os homens e mulheres que tudo renunciam ao Reino de Deus.
                      2. Uma rainha a serviço do Reino. Certa vez, o rei Assuero, já tomado pelo vinho, resolveu exibir a beleza da esposa aos seus convidados. Como a rainha Vasti se recusasse a comparecer perante ele, o monarca destronou-a. E para ocupar o seu lugar, o rei determinou que se convocasse as mais belas moças do reino, a fim de que, dentre estas, fosse escolhida a substituta de Vasti. E a escolha recaiu sobre Ester, que foi usada por Deus para operar um grande livramento. Ester destacou-se por uma coragem singular; ela não temeu perder a própria vida. Somente os grandes líderes agem assim.
                       3. Um pastor de ovelhas a serviço. Tendo já rejeitado a Sul, o Senhor determinou ao profeta Samuel, que fosse a Belém ungir, dentre os filhos de Jessé, um rei segundo o seu coração (1 Samuel 16.1). A escolha divina recaiu sobre o caçula da família que, naquele momento, cuidava das ovelhas do pai (1 Samuel 16.13). E grandes foram as obras realizadas por Davi. Deus não olha para aparência do ser humano, mas para o coração. O que agrada ao Senhor é um caráter reto e íntegro. Essa é uma das principais características de um verdadeiro líder.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Lembranças de Jesus - Fernanda Brum


Lembranças de Jesus

Fernanda Brum

Como vai a sua vida?
É bom desabafar tudo que sentes
Não podes desaminar
Precisa suportar até o fim
Imagine, lá no calvário
Jesus Cristo foi por ti crucificado
Os cravos em suas mãos
Com amor no coração
Tudo isso por você
É difícil carregar a cruz que Ele levou
Carregou sem reclamar
É impossível esquecer Sua morte lá na cruz
Lembranças de Jesus

sábado, 24 de dezembro de 2011

Thalles Roberto - Eu Escolho Deus


Senhor, eu nasci pra te chamar de Deus
Eu nasci pra te chamar de pai e andar do seu lado
Senhor desde o ventre da minha mãe,
Eu sou povo exclusivo seu, eu sou abençoado se vivo obediente.
Mais todo dia o pecado vêm, me chama
Todo dia as propostas vêm, me chama
Todo dia vêm as tentações, me chama
Todo dia o pecado vêm
Mas eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida agora vivo a vida de Deus
Senhor, eu nasci pra te chamar de amor
Eu nasci pra te chamar de pai e andar do seu lado
Senhor desde o ventre da minha mãe,
Eu sou povo escolhido Teu, eu sou abençoado se vivo obediente
Mais todo dia o pecado vêm, me chama
Todo dia vêm as tentações, me chama
Todo dia as propostas, me chama
Todo dia o pecado vêm
Mas eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus
Eu escolho Cristo todo dia,
Já morri pra minha vida agora vivo a vida de Deus

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

I - DEUS ORDENA A GUARDA DO SÁBADO

                     1. Uma ordenança divina para os israelitas. "Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica" (Êxodo 31.13). A observância do sábado era parte do concerto que Deus fizera com Israel e constituía-se num sinal de que este era um povo santo, separado das demais nações e que pertencia exclusivamente a Deus. Nesse dia, os israelitas consagravam-se a servir e adorar ao Senhor. A igreja de Cristo também tem um dia no qual se dedica integralmente a Deus. Referimo-nos ao domingo, que é o primeiro dia da semana, pois neste o Senhor Jesus ressuscitou (Marcos 16.2,9). É um princípio que todos os crentes devem considerar seriamente.
                     2. Um sinal entre Deus e o seu povo. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "Deus ordenou a guarda do sábado como um sinal de sua aliança e do seu relacionamento com Israel" (Êxodo 31.12-17). O sábado representava o selo da aliança mosaica (cf. Isaías 56.4,6). Por conseguinte, quem o profanasse, pagaria com a própria vida:"Qualquer que no dia de sábado fizer obra, certamente morrerá" (Êxodo 31.15).
                       3. O propósito divino da guarda do sábado. A guarda do sábado tinha como propósito proporcionar ao homem um dia de descanso, adoração e serviço ao Senhor. O povo, reunido, em assembléia solene, trazia-lhe suas ofertas. O sábado, pois, era um dia de regozijo e alegria na presença de Deus. Os que amavam e obedeciam ao Senhor não tinham dificuldades em guardá-lo, pois a sua observância lembrava-os que Deus os havia libertado da escravidão do Egito (Deuteronômio 5.15).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A felicidade daquele que habita no santuário de Deus

Livro de Salmos
Nº 84
  1.  QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!
  2.  A minha alma está anelante, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
  3.  Até o pardal encontrou casa, e a andorinha para si, e para sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
  4.  Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
  5.  Bem-aventurado o homem cuja a força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
  6.  O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
  7.  Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
  8.  Senhor Deus Exércitos, escuta a minha oração inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó!
  9.  Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do seu ungido.
  10.  Porque vale  mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa de Deus, a habitar nas tendas da impiedade.
  11.  Porque o Senhor Deus é um sol e escudo: O Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão
  12. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O grande mandamento

Evangelho de Mateus
22.34-40
 E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar; E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e o grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
   Destes dois mandamento depende toda a lei e os profetas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O filho da viúva de Naim

Evangelho de Lucas
7.11-17
  E aconteceu pouco depois ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, o único filho de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que levavam pararam), e disse: Mancebo,a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. E Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou ente nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toa a terra circunvizinha.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os fiéis louvam a seu Deus com cânticos e instrumentos de música

Livro de Salmos
N° 149
  1.  LOUVAI ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.
  2.  Alegre-se Israel naquele que o fez; regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
  3.  Louvem o seu nome com flauta, cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa.
  4.  Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adornará os mansos com a salvação.
  5.  Exultem os santos na glória, cantem de alegria nos seus leitos.
  6.  Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,
  7.  Para tornarem vinganças das nações; e darem repreensões aos povos;
  8.  Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
  9.  Para fazerem neles o juízo escrito; esta honra tê-la-ão todos os santos. Louvai ao Senhor.

domingo, 18 de dezembro de 2011

III - HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO

                   1. A razão da necessidade dos recursos financeiros na igreja. Do Senhor é a terra e a sua plenitude, bem como o mundo e todos os seus habitantes (Salmos 24.1; Atos 17.25). Mas não podemos ignorar que a expansão de seu Reino demanda investimentos humanos e materiais. Ou seja: na expansão do Evangelho até aos confins da Terra, precisamos de recursos financeiros. O próprio Jesus e os apóstolos  deles necessitaram. Todavia, não podemos nos esquecer que, na administração de tais recursos, temos de agir com total fidelidade e transparência (Tito 1.7).
                   2. A procedência dos recursos da igreja. Nossos recursos financeiros não são provenientes do Estado nem de organismos internacionais. Eles provêm dos dízimos e das ofertas dos santos. Todavia, a ética cristã não é ferida se fundações e centros sociais e pertencentes à igreja, e que beneficiam toda a comunidade, receberam dotações do poder público. Isso está previsto em lei. Nesse caso, redobremos nossa vigilância e cuidado, para que nenhum escândalo venha manchar o nosso bom nome.
   Apesar dos recursos extras, não deve a igreja local abster-se de usar os próprios meios na evangelização, na obra missionária e no cuidado com os mais necessitados (Thiago 1.27).
                     3. Zelo pelos recursos da igreja. As finanças da igreja local devem ser empregadas com fidelidade, sabedoria e transparência  na expansão do Reino de Deus e no socorro aos mais necessitados. Tomando o exemplo de Neemias,administremos os bens que os santos consagram a Deus com lisura e temor (Provérbios 1.7). Menos do que isso, repito, é inaceitável.

sábado, 17 de dezembro de 2011

II - A JUSTA INDIGNAÇÃO DO HOMEM DE DEUS

                    1. A firmeza de um líder. Quando Neemias retornou a Jerusalém e compreendeu "o mal que Eliasibe fizera [ao povo de Deus] para beneficiar a Tobias" (Neemias 13.7), reagiu àquela situação com zelo e coragem. Fazendo uso de sua autoridade, lançou "todos os móveis de Tobias fora da câmara" do Templo (Neemias 13.7,8). Não fez o mesmo Jesus com os vendilhões e os cambistas que haviam transformado a Casa de Deus num covil de ladrões?
                    2. A resposta do povo. Essa medida ousada e enérgica de Neemias fez que o povo recobrasse o ânimo e voltasse a contribuir com mais amor e liberalidade: "Então, todo o Judá trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite dos celeiros" (Neemias 13.12). O povo de Deus espera que os seus líderes sejam realmente íntegros, transparentes e comprometidos com os negócios do Reino.
                     3. O procedimento do líder cristão. O que nos ensina Neemias? Em primeiro lugar, que amemos a Deus e sejamos zelosos por suas coisas. Agindo assim, jamais toleraremos a corrupção e a desonestidade em nosso meio, pois fomos chamados por Deus para ser luz do mundo e sal da terra. Que todos nos reconheçam, pois, por nossa elevada ética e pela irrepreensibilidade de nossa postura.Menos do que isso é inaceitável. À semelhança de Neemias , jamais abusemos da autoridade que nos confiou o Senhor Jesus, mas ajamos com toda sabedoria e prudência (Romanos 12.8; 1 Pedro 5.1-4).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Moisés e Arão falam a Faraó

Êxodo
5.1-5
 E DEPOIS foram Moisés e Arão, e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja a voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto, deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada. Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, porque fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas. E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis as suas cargas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

I - A CONTAMINAÇÃO DO MINISTÉRIO

                     1. O sacerdote aparentado com o impio. Após o grande avivamento ocorrido em Jerusalém, coisas estranhas passaram a acontecer no Santo Templo. Eliasibe, o sumo sacerdote (Neemias 13.28), ignorando as demandas da lei divina, começou a agir permissivamente em relação à Casa de Deus. Tudo começou quando ele aparentou-se com a família de Tobias (Neemias 13.4). Portanto, se nos associarmos ao mundo, em breve estaremos descartando a ética cristã como algo de somenos importância em nossa vida. Assim, perdemos nossas propriedades de sal da terra e luz do mundo.
                   2. Privilégios abusivos (Neemias 13.5). Eliasibe, usando sua influência de maneira profana, veio a beneficiar  justamente o arqui-inimigo do povo de Deus. Alojou Tobias nas dependências do Santo Templo, onde eram guardados dos dízimos, as ofertas de manjares, o incenso e utensílios do culto divino.
  O que leva um homem de Deus agir dessa forma? Muito cuidado e vigilância. Fomos constituídos por Cristo para sermos o exemplo dos santos, conforme recomenda Paulo a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fieis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4,12). O apóstolo, nessa passagem, deixa bem claro ao jobem pastor, que o homem de Deus deve ser, em todas as coisas, incorruptível.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Davi recorre à misericórdia de Deus e alcança perdão

Livro de Salmos
Nº 06
  1.  SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
  2.  Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
  3.  Até minha alma está perturbada; mas tu, Senhor até quando?
  4.  Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
  5.  Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
  6.  Já estou cansado do meu gemido; toda a noite faço nadar a minha cama, molho o meu leito com as minha lágrimas.
  7.  Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
  8.  Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu lamento.
  9.  O Senhor já ouviu minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração.
  10.  Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

III - CELEBRANDO A DEUS PELA VITÓRIA

              1. A festa de dedicação. Neemias organizou cuidadosamente o cerimonial da festa de dedicação dos muros de Jerusalém que, tendo em vista as provações a que os judeus haviam sido submetidos, revestia-se de especial importância e significado. Era preciso, pois, que o acontecimento fosse marcado por uma sincera e profunda devoção ao Senhor.
     Neemias, então, determinou que fossem organizados dois grandes cortejos, dos quais participariam os levitas, os cantores e os príncipes de Judá (Neemias 12.27-43). Um cortejo foi liderado por Esdras; o outro, por Neemias. Os grupos, embora caminhassem em direções opostas, encontrar-se-iam no Santo Templo. Ali, finalmente, foi realizado o grande culto em ação de graças.  Como estamos adorando a Deus? Damos-lhe a devida honra?
                2. Uma liturgia santa. Neemias teve o cuidado de elaborar uma liturgia ordeira e santa, pois a Palavra de Deus ensina-nos que o culto deve ser conduzido reverentemente. O salmista adverte-nos: "Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele todos os moradores da terra" (Livro de Salmos 96.9). Você tem cultuado a Deus da forma que Ele requer e merece? Não podemos nos chegar à presença do Senhor de qualquer maneira. Ele é santo e exige santidade do seu povo. Não podemos transformar o culto divino num espetáculo deprimente.