domingo, 31 de julho de 2011

As parábolas do grão de mostarda e do fermento

Mateus 13.31
 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo; O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que a mulher toma e introduz em três medidas da farinha, até que tudo esteja levedado.
 Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

sábado, 30 de julho de 2011

A confiança e felicidade do crente e a certeza da vida eterna

Salmos 16
  1.  GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio.
  2. A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti.
  3. Digo aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
  4. As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outros deus; eu não oferecereis as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
  5.  O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
  6.  As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me um formosa herança.
  7. Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
  8. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita nunca vacilarei.
  9. Portanto está alegre o meu coração e se regojiza minha glória; também a minha carne repousará segura.
  10. Pois não deixará a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
  11. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delicias perpetuamente.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jesus anda por cima do mar

Mateus 14.22
 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para outra banda, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas do mar; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar.
 E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com  Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o , e disse-lhe: Homem de pouca fé, porque duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e o adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente Filho de Deus.
 E, tendo passado para outra banda, chegaram à terra de Genezaré. E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor, e trouxeram-lhe todos os que estava enfermos.
 E rogavam-lhe que ao menis eles pudessem tocar a orla do seu vestido; e todos os que tocavam ficavam sãos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A sétima visão: A mulher e a efa

Zacarias 5.5
 E saiu o anjo, que falava comigo, e me disse: Levanta agora os teus olhos, e vê que isto que sai. E eu disse: Que isto? E ele disse: Isso é um efa que sai. Mas disse: Esta é a semelhança deles em toda a terra. E eis que foi levantado um talento de chumbo, e uma mulher estava assentada no meio da efa. E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro da efa, e pôs sobre a boca efa o peso do chumbo. E levantei os meus olhos, e olhei, e eis que duas mulheres saíram agitando o ar, com suas asas,  pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram a efa entre a terra e o céu. Então eu disse ao anjo que falava comigo: Para onde levam  estas a efa? E ele me disse: Para lhe edificarem um casa na terra de Sinar; e, estando ela acabada, ela será posta ali em seu próprio lugar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os israelitas fiéis são salvos de perigos iminentes

Apocalipse 7
 E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testa os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil; Da tribo de Ruben, doze mil; Da tribo de Gade, doze mil; Da tribo de Aser, doze mil; Da tribo de Naftali, doze mil; Da tribo de Manassés, doze mil; Da tribo de Simeão, doze mil; Da tribo de Levi, doze mil; Da tribo de Issacar, doze mil; Da tribo de Zabulom, doze mil; Da tribo de José, doze mil; DA tribo de Benjamin, doze mil.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dedicação às sete igrejas da Ásia

Apocalipse 1.4
 João, às sete igrejas da que estão na Ásia: Graça e Paz seja convosco da parte daquela que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunho, o primogênito dos mortos e o principio dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou de nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo sempre. Amém. 
 Eis que vem como as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
 Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, disse o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

A pesca maravilhosa: os primeiros discípulos

Lucas 5
 E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genezaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de fala, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram um grande quantidade de peixes, e rompia-lhes-se a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estava no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: Senhor ausenta-te de mim que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixes que haviam feito; E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

domingo, 24 de julho de 2011

O ímpio nega a existência de Deus e se corrompe

Salmos 53
  1. DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
  2.  Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
  3.  Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não sequer um.
  4.  Acaso não têm conhecimento estes obreiros da iniquidade, os quais  comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam a Deus.
  5.  Eis que se acharam em grande temor, onde temor não havia, porque Deus espalhou os ossos daquele que ti cercava; tu o confundistes, porque Deus o rejeitou.
  6.  Oh! se Sião já viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regojizará Jacó e se alegrará Israel.

sábado, 23 de julho de 2011

O paralítico de Cafarnanum

Marcos 2
 E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz a este assim blasfêmias? Quem podes perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais  sobre estas coisas em vossos corações? Qual é a mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhes: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora para que saibas que o Filho do homem  tem na terra poder para perdoar pecados(disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se, e tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A parábola do rico e do Lázaro

Lucas 16.19
  Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se de migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães iam lamber-lhes as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos os anjos para o seio de Abraão; e também morreu o rico, e foi sepultado. E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 
 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este consolado e você atormentado. E, além disso, está posto um
grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te pois, ó pai, que o mandes a casa de meu pai Pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunhos, afim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão, mas se algum dos mortos fosse ter com eles arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A ira de Deus dura um momento só, mas sua benignidade é eterna

Salmos 30
  1. EXALTAR-TE-EI, ó Senhor, porque tu me exaltaste, e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
  2. Senhor, meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.
  3. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não desce o abismo.
  4. Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
  5. Porque sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã.
  6. Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.
  7. Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobristes o teu rosto, e fiquei perturbado.
  8. A ti, Senhor clamei, e ao Senhor supliquei.
  9. Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvarei o pó? anunciará ele a tua verdade?
  10. Ouve, Senhor, e tem piedade de mim; Senhor, sê o meu auxílio.
  11. Tornaste meu pranto em folguedo, desataste o meu saco, e me cingiste de alegria.
  12. Para que a minha glória te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A segunda multiplicação dos pães

Mateus 15.29
 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá. E veio ter com ele muito povo, que trazia coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os curou;
 De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.
 E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem que comer. e não quero despedí-la em jejum, para não desfaleça no caminho. E os seus discípulos disseram-lhe: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para saciar tal multidão? E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos peixinhos. Então mandou à multidão que se assentasse no chão, E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão. E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços. Ora os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. E, tento despedido a multidão, entrou no barco, e dirigiu-se ao território de Magdala.

terça-feira, 19 de julho de 2011

A primeira multiplicação dos pães

Lucas 9.10
 E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinha feito. E, tornando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida. E, sabendo-o a multidão, o sugeriu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer, porque aqui estamos em um lugar deserto. Mas ele lhes disse: Não temos senão cinco pães e dois peixes; salvo se nós próprios  formos comprar comida para todo este povo. Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse então aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinquenta em cinquenta. E assim o fizeram, fazendo-os assentar todos. E, tornando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porém diante da multidão. E comeram todos, e saciaram-se, e levantaram, do que lhes sobejou, doze cestos de pedaços.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deus proíbe fazer guerra contra as dez tribos

2 Crônicas 11-4
 VINDO, pois, Reoboão à Jerusalém, ajuntou da casa de Judá e Benjamim cento e oitenta mil escolhidos, destros na guerra para pelejarem contra Israel, e para restituírem  o reino de Reoboão. Porém a palavra do Senhor veio a Semaías, homem de Deus, dizendo: Fala a Reoboão filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, em Judá e Benjamim, dizendo: Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos; tornai cada um à sua casa, porque de mim proveio isto. E ouviram as palavras do Senhor, e desistiram de ir contra Jeroboão.

domingo, 17 de julho de 2011

A Vida Do Novo Convertido

 I. O Novo Convertido É Uma Nova Criatura
  1. Uma nova criação. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5.17). Note que o texto bíblico não diz "será", mas sim, "é". Isto significa que o novo convertido sofreu uma mudança radical de vida. Agora, ele tem outro coração (Ezequiel 36.26); outra mente ---- a de Cristo ---- (1 Coríntios 2.16); outro pensamento (Filipenses 4.8); outro alvo ---- Cristo Jesus ---- (Filipenses 1.21).
  Quando pela fé, aceitamos o sacrifício de Cristo, damos o primeiro passo de vida cristã e imediatamente inicia-se um processo de transformação, em nosso interior, para experimentarmos "a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2).
 2. Transformação radical. Ser uma nova criatura em Deus não implica numa mera reforma exterior. Apesar de o cristão ser destinto do mundo em sua maneira de ser e agir, sua nova vida não está assentada apenas em regras comportamentais, sociais e religiosas. Mas na pedra de esquina é Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei (Efésio 2.20).
 Na verdade, aquele que "nasce de novo" sofre uma transformação radical de vida, começando pelo seu interior, abrangendo todo seu coração, desejo e vontade (Atos 2.37; Romanos 5.5; 2 Coríntios 7.2). Tal transformação é refletida nas esferas espirituais e sociais da vida do novo convertido (Mateus 5.13,14).

sábado, 16 de julho de 2011

O primeiro de todos os mandamentos

Marcos 12.28
 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: Primeiro de todos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: é este o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não a outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade dissestes que só há um Deus, e que não há outro além dele; E quem amá-lo de todo coração, e de todo entendimento, e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo, mais do que todos os holocausto e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não está longe o Reino dos Deus. E já ninguém ousava pergunta-lhes mais nada

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ezequias manda purificar o templo

2 Crônicas 29
 TINHA Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar e reinou vinte nove anos em Jerusalém. E era o nome da sua mãe Abia, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo que fizera Davi seu pai. Ele, no ano primeiro do seu reinado, no mês primeiro, abriu as portas  da casa do Senhor, e as reparou. E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e os ajuntou na praça oriental, E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas; santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mal aos olhos do Senhor nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, e lhe voltaram as costas. Também fecharam as portas do alpendre, e apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santuário ao Deus de Israel. Pelo que vejo a grande ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à pertubação, à assolação, e ao assobio, como vós o estais vendo com os vossos olhos. Porque eis que nossos pais caíram a espada, e nossos filhos, e nossas filhas, e nossas mulheres estiveram por isso em cativeiro. Agora me tem vindo ao coração, que façamos um concerto como o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. Agora, filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos tem escolhido para estardes diante dele para o servires, e para serdes seus ministros e queimardes incenso.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Parábola do trigo e do joio

Mateus 13.24
 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio?. E os servos do pai de família, indo ter com ele disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém lhe disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifadores: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu Celeiro.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A quinta trombeta

Apocalipse 09
 E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi um estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
 E abriu o poço do abismo, e subiu fumo do poço, como o fumo de uma grande fornalha, e com o fumo do poço escureceu-se o sol e o ar. E do fumo vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizesse dano à erva da terra, nem verdura alguma, nem à árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscaram à morte, e não a acharam; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
 E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para guerra; e sobre suas cabeça havia umas como coroas semelhantes de ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruídos de suas asas eram como de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder para danificar os homens por cinco meses. E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. Passado é já um ai; eis que depois vêm ainda dois ais.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Elaine Martins - Sei é Bem Assim

Sei É Bem Assim

Elaine Martins

Sei é bem assim, o medo chega e aflição
destrói as bases que sustentam o coração
Sei é bem assim, é tão difícil suportar
o medo, a dor e essa lágrima no olhar
Não sabes mais o que fazer
nem mesmo para onde ir
a única certeza é que chegou ao fim
Mas se Deus mudou a minha vida
também vai mudar a tua história
Deus não deu seu único filho
pra morrer por nós em vão outrora
Derramou seu sangue carmesim
por você e também por mim
Você não nasceu para sofrer
Hoje Deus vai te fazer feliz
Vai te arrancar do fundo do poço
te reerguer, te fazer um vaso novo
vai mostrar pra todos teus inimigos
que ele sempre esteve contigo
e eles irão olhar e vão dizer
como é que isso pode acontecer
ele estava caído, derrotado
Hoje esta de pé, fortificado.
E você vai cantar do outro lado (3x)
o hino da vitória
Só o Senhor é Deus
Só Deus é o Senhor
Se ele te prometeu
se considere muito mais que vencedor
Final: Você é um vencedor (3x)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Purificação do Templo

Mateus 21.12
 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e
 derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pomba, E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de Oração - mas vós a tendes convertido como covil de ladrões.
  E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os. Vendo então os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhe disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tirastes o perfeito louvor? E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. 

domingo, 10 de julho de 2011

A morte de Josué e de Eleazar

Josué 24.29
 E depois destas coisas sucedeu que Josué filho de Num, o servo do Senhor, faleceu, sendo da idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua  herdade, em Timnate-Sera, que está no mente de Efraim, para o norte do monte de Gaás. Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciões que ainda viveram muito depois de Josué, e sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel.
 Também enterraram em Siquém os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, naquela parte do campo que Jacó compara os filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata; porquanto foram em herança para os filhos de José. Faleceu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim.

sábado, 9 de julho de 2011

A sulamita volta para sua terra

2 Reis8
 E FALOU Eliseu àquela mulher cujo o filho vivificara, dizendo: Levanta-te, e vai-te, tu e a tua família, peregrina onde poderes peregrinar; porque o Senhor chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos. E levantou a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus por sete anos. E sucedeu que, ao cabo dos sete anos a mulher voltou a terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pelas sua casa e pelas suas terras.
 Ora o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as obras que Eliseu tem feito. E sucedeu que, contado que vivificara um morto, eis que a mulher cujo o filho  vivificara clamou o rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este é seu filho a quem Eliseu vivificou. E o rei perguntou à mulher e eia lho contou. Então o rei lhe deu um eunuco, dizendo: Faze-lhe restituir todo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra e até agora.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O profeta repreende os juízes por causa da sua injustiça

Salmos 82
  1. DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
  2. Até quando julgareis injustamente, e respeitares  a aparência das pessoas dos ímpios?
  3. Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e necessitado.
  4. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
  5. Eles nada sabem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
  6. Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo.
  7. Todavia, como homens morrereis e caireis como qualquer dos príncipes.
  8. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois te pertencem todas as nações.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O salmista ora para que seja preservado no meio da tentação

Salmos 141
  1. SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar.
  2. Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como sacrifício tarde.
  3. Põe, ó Senhor, uma guarda a minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
  4. Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar das coisas más, com aqueles que praticam a iniquidade; e não coma das suas delícias.
  5. Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será uma excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará; porque continuarei orando a despeito das suas maldades.
  6. Quando os seus juízes form arremessados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.
  7. Como quando alguém lavra a sulca da terra, são os nossos ossos espalhados à boca da sepultura.
  8. Mas os meus olhos te contemplam, ó Deus, Senhor; em ti confio, não desampares a minha alma.
  9. Guarda-me dos laços que me armaram , e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade.
  10. Calam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CONCEITO BÍBLICO DE REINO DE DEUS

1. Definição de Reino de Deus. A expressão Reino de Deus aparecerá algumas vezes no decorrer da lição. Você sabe o seu significado? Podemos definir o Reino de Deus como a soma de "todas as bençãos, promessa e aliança que o Todo-Poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus".

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Maior No Reino do Céus

Mateus 18
 NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos aos pés de Jesus, dizendo: Quem é maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade  te digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe.
  Mas qualquer que se escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. 
 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalos vem! Portanto, se a tua mão ou teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, serem lançados no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um olho só, do que, tendo os dois seres lançados no fogo do inferno.
  Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu te digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está  nos céus.  Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido. Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos monte, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura a acha, em verdade te digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove, que se não desgarraram. Assim também não é a vontade de vosso Pai, que estás nos céus, que de um destes pqueninos se perca.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Isaías 64

Isaías 64
 OH! se fendesses os céus, e descesses! se os montes se escoassem diante da tua face! Como quando o fogo inflama a lenha, e faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, assim as tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. Porque desce a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos percebeu, cem com os olhos um Deus além de ti, que trabalha para quem nele espera.
  Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava a justiça, daqueles que se lembram de ti no seus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; nele há eternidade, para que sejamos salvos. Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossa culpas como um vento nos arrebatam.
 E já ninguém há que invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; porque escondes de nós o teu rosto e nos fazes derreter, por causa das nossa iniquidades.
 Mas agora, ò Senhor, tu és o nosso Pai; nós o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra  das tuas mãos. Não te enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente  te lembres da iniquidade; eis, olha, nós te pedimos, todos nós somos o teu povo. As tuas santas cidades estão feitas um deserto; Sião está feita um deserto, Jerusalém está assolada. A nossa santa e gloriosa casa, em que te louvavam nossos pais, foi queimada a fogo; e todas as coisas mais aprazíveis se tornaram em assolação. Conter-te-ias tu ainda sobre estas calamidades, ó Senhor? ficarias calado, e nos afligirias tanto?

domingo, 3 de julho de 2011

O domínio universal de Deus; quem é digno de entrar no seu santuário; Deus é o Rei da Glória

Salmos 24
  1. DO SENHOR é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.
  2. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
  3. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
  4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
  5. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
  6. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
  7. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
  8. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
  9. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
  10. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória.  

sábado, 2 de julho de 2011

A ordem de levantar um padrão e gravar nele a lei

Deuteronômio 27
 E DERAM ordem, Moisés e os anciões, ao povo de Israel, dizendo: Guardai todos estes mandamentos que hoje vos ordeno. Será pois que, no dia em passares o Jordão à terra que te der o Senhor teu Deus, levantar-te-às umas pedras grandes, e as cairás no cal. E, havendo-o passado, escreverás nele todas as palavras desta lei, para entrares na terra que te der o Senhor teu Deus, terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor  Deus de seus pais. Será pois que, quando houvesses passado o Jordão, levantareis estas pedras, que hoje vos ordeno, no mente Erbal, e as cairás com cal. E ali edificarás um altar ao Senhor teu Deus, um altar de pedras; não alçarás ferro sobre elas. De pedras inteiras edificarás o altar do Senhor teu Deus, e sobre ele oferecerás holocaustos ao Senhor teu Deus. Também sacrificarás ofertas pacíficas, e ali comerás perante o Senhor teu Deus, e te alegrarás. E nestas pedras escreverás todas as palavras desta lei, exprimindo-as bem. Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Escuta e ouve, Ò Israel! neste dia vieste a ser por povo ao Senhor teu Deus. Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e farás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Façamos o que é bom no tempo oportuno

Eclesiastes 11
 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca secará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como os ossos se formam no ventre de quem está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que fez todas as coisas. Pela manhã semea a tua semente, e á tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará: se esta, se aquela, ou se ambas igualmente são boas. Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. Mas se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas , porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede  é vaidade.
 Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e ainda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos seus olhos; sabe, porém, que por todas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.